Modalidades – Circocan – International School of Circus

Circocan
Sede Florianópolis
Circocan Circocan Circocan Circocan Circocan

Circofitness©

modalidades_1

O CircoFitness® é uma modalidade desenvolvida pelo Circocan que visa o condicionamento físico e a conscientização corporal através de exercícios acrobáticos e técnicas circenses.

Padrões básicos de movimento como correr, saltar agachar, passando por acrobacias no solo – paradas de cabeça, paradas de mão, apoios, rolamentos e equilíbrios -, até técnicas de acrobacias aéreas em trapézios, tecidos e cordas são algumas das atividades utilizadas no programa de exercícios.

O método visa condicionar o aluno fisicamente para formação e construção sólida dos fundamentos acrobáticos, habilidades básicas que irão ajudar desde pessoas “comuns” no seu dia a dia, até atletas e artistas profissionais, sejam eles ginastas, acrobatas, bailarinos ou de outras vivências corporais relacionadas.

Noção espacial, lateralidade, controle corporal, fortalecimento do core, flexibilidade, confiança e inteligência emocional são abordagens da aula.

Esses conceitos são fundamentais tanto para quem busca um hobby e uma forma diferente de se exercitar, quanto para atletas de alto rendimento que procuram uma alternativa ao seu treinamento padrão.

Todos os exercícios, repetições e periodizações visam reduzir o impacto e diminuir a sobrecarga nos mesmo grupos musculares e articulações; isso minimiza a chance de lesões, se comparado ao treinamento de acrobatas e ginastas profissionais.

Todas as aulas do CircoFitness® são sustentadas por um tripé: Condicionamento físico, Técnica e Diversão. Com esse pressuposto, dentro do treinamento os exercícios visam combinar alta intensidade física, imersão nas técnicas, descontração e abordagem lúdica com os alunos. Apesar de todos os exercícios abrangerem esses três ideais, eles são construídos sempre com base na SEGURANÇA dos participantes.

Desta forma, progressões e acrobacias avançadas, ou que envolvem qualquer possibilidade de risco aos alunos NÃO são exploradas e ensinadas nas aulas de CircoFitness®.

Vale frisar que a aula de CircoFitness® não é o espaço para que os alunos se tornem acrobatas profissionais, ou aprendam técnicas avançadas. Participantes que desejam se aprofundar tecnicamente, são sugeridos a matricular-se em outras turmas de especialização em acrobacias e circo oferecidos pelo Circocan.

Trapézio Voador

modalidades_2

Quem é que nunca sonhou em ser trapezista de circo?

Este é um desafio que está na imaginação de todo mundo. A possibilidade de vencer o medo, controlar os movimentos e voar transforma o trapézio num objeto de desejo.

O trapézio traz ainda a característica de ser uma atividade que inspira agilidade, flexibilidade, modernidade e juventude. Os equipamentos exclusivos e monitores especializados do Circocan possibilitam que qualquer pessoa tenha a experiência mágica de voar num trapézio.

O Trapézio Voador, estrutura com 20 metros de comprimento e 10 metros de altura, permite a qualquer pessoa se desafiar nos ares com toda a segurança.

A experiência de voar com o Circocan é digna de trapezistas profissionais, permite que o aluno realize o salto no trapézio executando acrobacias e giros, até fazer a passagem para o outro lado da estrutura, para as mãos do portor.

O voo é assistido por um instrutor que acompanha a movimentação e controla as acrobacias através de uma linha de segurança, presa ao cinto do aluno.

A estrutura do Circocan pode ser levada a qualquer lugar em menos de 72 horas e incorporada a eventos, treinamentos corporativos, festas, confraternizações e produções culturais.

Aprofundamento técnico

modalidades_3

Para os alunos que estão cursando as turmas de iniciação há algum tempo, ou já possuem experiência prévia em atividades acrobáticas, temos as turmas de aprofundamento técnico.

As opções abrangem:
• Acrobacias de Solo – rolamentos, saltos, giros e paradas de mão
• Acrobacias em Grupo – acrobalance, mão a mão, pirâmides e banquine
• Acrobacias Aéreas – Tecido, Trapézio, Lira e Straps.

Os grupos de aprofundamento funcionam tanto em caráter regular, dentro da grade horária da escola, quanto em cursos específicos e por tempo determinado ( intensivos, workshops, etc…).

Atividades para crianças

modalidades_4

Os programas voltados para o público até 14 anos podem ir desde aulas recreativas até treinamentos mais intensivos com maior rendimento e desempenho.

A iniciação acrobática se inicia aos 3 ou 4 anos, com turmas que visam explorar nas crianças noção espacial, coordenação motora e consciência corporal.
A partir de 5 anos, as crianças podem optar por modalidades mais recreativas como o trapézio voador e aulas de circo em geral, ou então por um treinamento mais focado nas acrobacias, com as turmas específicas de ginástica artística.

A ginástica artística garante um treinamento voltado para os fundamentos e evoluções nos elementos da ginástica, acrobacias no solo, trave, barras paralelas e salto.

As aulas buscam a formação do atleta e o desenvolvimento de qualidades importantes como disciplina, flexibilidade, superação de desafios e trabalho em equipe.